Você está visualizando atualmente Prefeitura de Rafard prepara programação especial para mês da consciência negra e da resistência

A Prefeitura de Rafard, por meio da Diretoria de Cultura, junto da Câmara Municipal e da representante da Comunidade Negra de Rafard, Pasqualina Pacheco Boaventura de Almeida, prepararam uma programação especial para o mês de novembro, mês da consciência negra e da resistência.

O Dia Nacional da Consciência Negra é uma data de celebração e de conscientização sobre a força, a resistência e o sofrimento que a população negra viveu no Brasil desde a colonização. Foi escolhido o dia 20 de novembro, por ser a data de morte de Zumbi dos Palmares, em 1695. Zumbi foi o maior líder do Quilombo dos Palmares.

Consciência Negra significa reconhecer e valorizar a luta dos negros, a cultura negra brasileira e suas contribuições para a constituição de nossa sociedade. A comemoração homenageia as culturas e lutas dos povos negros, reforça a importância da sociedade como um todo refletir e agir para combater o racismo estrutural no país.

Neste domingo, 07, a fazenda São Bernardo contou com uma programação completa para a comemoração, com uma animada roda de conversa sobre a importância da formação do conselho da comunidade negra, homenagem da ABAÇAÍ para a comunidade negra, apresentação de dança Afro, apresentação de capoeira, contação de histórias, samba rock, grupo de pagode, batuque de umbigada, bateria bom princípio.

O vice prefeito de Rafard, Wagner Bragalda, participou da programação na manhã deste domingo e destacou a importância da data.

“Este é um mês muito importante, pois estamos resgatando a valorização da cultura negra. Isso é fundamental, pois ainda precisamos melhorar a visibilidade das pessoas negras dentro da sociedade. Esta comemoração marca este momento onde, ao mesmo tempo, podemos comemorar os avanços que já foram feitos de inclusão e também continuar cobrando por mais espaço na sociedade”.– afirmou o vice Wagner Bragalda.