Inauguração Sala Tarsila do Amaral, acessibilidade e Visita da Secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência Celia Leão

Você está visualizando atualmente Inauguração Sala Tarsila do Amaral, acessibilidade e Visita da Secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência Celia Leão

Prefeitura de Rafard, em parceria com Abaçaí – Cultura e Arte, promoveu o evento com a presença da Secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência Célia Leão para a inauguração da Nova Sala de Tarsila do Amaral, junto com os caminhos de acessibilidade na Fazenda São Bernardo.

Aconteceu na quarta-feira, 01, a celebração dos 135 anos do nascimento de Tarsila do Amaral, ícone das Artes Plásticas no Brasil. Neste ano, ainda, o Casarão da Fazenda São Bernardo, em Rafard, local de seu nascimento e de sua infância, está completando 150 anos, como também estamos celebrando os 93 anos da criação de sua principal obra, o Abaporu.

A celebração contou com um delicioso café caipira, onde foram recebidos pessoas de toda a região, e apresentadas as providências visando a acessibilidade no âmbito de São Bernardo, bem como terão início as atividades que caracterizarão Setembro – O mês da Inclusão.

A Fazenda São Bernardo é uma fazenda fundada em 1881 localizada na zona rural do município de Rafard, motivo de muito orgulho para toda a região. O casarão construído nesta fazenda foi onde a pintora Tarsila do Amaral nasceu e morou até seus nove anos de idade. A Fazenda São Bernardo é tombada parcialmente pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat) desde o ano de 2011.

Por suas características estruturais, por sua história, bem como pela função que veio assumindo nos últimos anos, a Fazenda São Bernardo vem sendo preparada para ser a sede de uma versão de um grande centro cultural a céu aberto, servindo de aglutinador das várias vertentes culturais, ponte entre o rural e o urbano, o erudito e o popular, o trabalho e o lazer.

Por esse motivo, foi escolhida para a data para a inauguração de uma nova sala de Tarsila que  vai contar com uma exposição permanente com informações, fotos da vida e obra da artista,  além de inauguração de toda a acessibilidade nos arredores e dentro da Fazenda, comemorando o mês da Inclusão, além do local também servir de apoio para ciclistas de toda região.

Para chamar a atenção da importância da inclusão das pessoas com deficiência na sociedade, a Secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência Célia Leão, discutiu e apresentou de forma leve e descontraída toda sua trajetória e lutas pelos direitos das pessoas com deficiência.

Célia Leão ficou paraplégica aos 19 anos de idade, em decorrência de um acidente de automóvel. Casada, mãe de três filhos, Célia Leão foi uma das parlamentares mais atuantes de São Paulo, tendo como base política a luta pelos direitos das pessoas com deficiência, área onde atua há mais de 35 anos, defesa da mulher, dos idosos, da criança e do adolescente.

Ao longo de sua trajetória, Célia Leão apresentou centenas de projetos de lei e conseguiu aprovar várias leis importantes para a população de São Paulo, como a Lei da Acessibilidade, Lei da Recompensa, Lei contra Roubo de Cargas em São Paulo, Lei que proíbe propaganda de bebidas alcoólicas na beira das rodovias paulistas, criação do Parlamento Jovem.