A Prefeitura de Rafard, pede a colaboração de toda a população para manter o patrimônio público do município.
O objetivo é conscientizar a população de que vandalismo é crime e que é necessário denunciar este tipo de ação.
Além de causar prejuízos financeiros à administração pública, gerando gastos desnecessários, a depredação de prédios e equipamentos públicos é um ato criminoso e provoca grandes danos sociais.
Os bens danificados por algumas pessoas acabam prejudicando toda a coletividade, já que a população fica sem usufruir dos serviços e estruturas dos espaços que tem altos investimentos para proporcionar bem-estar de toda população.
Todo dinheiro investido para manter os espaços públicos, vem dos impostos pagos pela população.
São alvos dessas ações, prédios públicos, placas de trânsito, iluminação, fiações, praças e parques.
Desde o começo do ano, a cidade vem sofrendo com inúmeras depredações nos espaços públicos como pichações, roubo de fiação, destruição de paredes, portas, mobiliários e objetos instalados nos locais.
A Praça da Emancipação (próxima à Estação) e o Ginásio de Esportes Antônio Cerezer são os mais afetados, sem contar com os furtos de fiação elétrica nos poços artesianos e de muitos postes, prejudicando a iluminação de praças.
Para evitar esses transtornos, a Prefeitura de Rafard recomenda aos cidadãos fazerem bom uso e ajudarem a preservar os espaços públicos.
É importante que a população denuncie situações de vandalismo à Guarda Civil Municipal através do número 153.
A prática é considerada um ato criminoso previsto no Art. 163 do Código Penal. Em caso de flagrante, o acusado será detido e encaminhado à Delegacia de Polícia para registro de ocorrência.