Rafard realiza 1ª Conferência Municipal de Cultura no dia 21 de setembro

Você está visualizando atualmente Rafard realiza 1ª Conferência Municipal de Cultura no dia 21 de setembro
Centro Cultural de Rafard

A Diretoria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo de Rafard, realiza no dia 21 de setembro, às 19h, no Centro Cultural de Rafard, a 1ª Conferência Municipal de Cultura e também a eleição dos membros titulares e suplentes do Conselho Municipal de Cultura e Defesa do Patrimônio Histórico e Artístico do município.

O evento será no formato híbrido (presencial e online). Os links serão divulgados nas redes oficiais da Prefeitura Municipal de Rafard.

Segundo o governo municipal, a conferência tem como objetivo ser um foro de debates aberto a todos os setores da sociedade para avaliar, discutir e propor medidas e ações sobre os vários temas referentes à questão cultural no município, definindo prioridades, estratégias e metas.

“O evento também visa oferecer aos interessados palestra com temas relacionados às funções, atribuições e importância do referido conselho, bem como promover uma breve análise da importância de se fazer o Plano Municipal de Cultura de Rafard e como os conselhos e sociedade civil se relacionam com as políticas culturais”, explica o diretor de Cultura, Luis Henrique Garcia.

Durante a conferência será realizada a eleição dos conselheiros titulares e suplentes, representantes da sociedade civil no Conselho Municipal de Cultura e Defesa do Patrimônio Histórico e Artístico de Rafard, para o mandato 2023-2024, que tem por finalidade a participação democrática dos vários segmentos da sociedade que integram a ação cultural do município.

A eleição será de forma presencial e online, via site da Prefeitura Municipal de Rafard. O sistema de votação será aberto dentro da programação da 1ª Conferência Municipal de Cultura de Rafard, no dia 21 de setembro. A divulgação dos candidatos eleitos será feita logo após a apuração do procedimento de eleição.

As inscrições deverão ser preenchidas pelo formulário disponível no site https://rafard.sp.gov.br/conselho-municipal-de-cultura/ com todos os documentos solicitados. A falta de um dos documentos comprobatórios torna a candidatura inválida. O período de inscrição dos candidatos está aberto desde o início do ano e vai até o dia 06 de setembro.

O Conselho Municipal de Política Cultural e Defesa do Patrimônio Histórico e Artístico de Rafard será composto por cadeiras eletivas da Sociedade Civil e não eletivas do Poder Público, de forma paritária entre o Poder Público e a Sociedade Civil. Totalizando 12 (doze) membros titulares e seus respectivos suplentes com; 06 (seis) representantes do órgão municipal e 06 (seis) representantes (pessoas físicas e/ou associações sem fins lucrativos), de diferentes segmentos dos trabalhadores da cultura (cultura popular, cultura afro, quilombolas, cultura LGBTQIA+, artes cênicas, artes visuais, música, literatura, audiovisual, dança, produção cultural, arte-educação, etc.), que garantam a diversidade entre os segmentos.

Inscrição para candidatos ao Conselho

Pessoa Física, devem ter idade mínima de 18 anos completos e apresentar os seguintes documentos: RG, CPF, comprovante de residência de Rafard, atuar há pelo menos 2 anos no segmento artístico da cadeira pleiteada, com comprovação de atuação profissional na área de interesse ou de participação em manifestações da cultura popular (comprovação através de portfólio), e sua proposta de candidatura (Por que quer ser conselheiro? Como contribuir enquanto conselheiro).

Se inscreva pelo link: https://rafard.sp.gov.br/conselho-municipal-de-cultura/, ou presencialmente, no Centro Cultural Júlio Henrique Raffard, localizado na avenida São Bernardo, em Rafard. Mais informações: (19) 3496-1438.