Você está visualizando atualmente Rafard participa da Conferência Estadual de Cultura e da Conferência Temática do Trabalhadores de Cultura

A quarta edição da Conferência Nacional de Cultura está chegando em sua etapa final com grandes expectativas. O tema da é “Democracia e Direito à Cultura”. O município de Rafard cumpriu a fase municipal e elegeu representantes da sociedade civil e poder público para as fases estadual. A última aconteceu nos dias 17 e 18 de janeiro, no teatro Sergio Cardoso, onde a delegação de Rafard, acompanhada da assessora Vivian Ui, tiveram efetiva participação.

A conferência foi realizada de forma híbrida, sendo que no primeiro dia, participaram de forma presencial: Vivian Ui, Francisco Manoel de Oliveira Filho, Regina Celia de Oliveira Reis, Sander Henrique Campanhol e, de forma online: Maria Eduarda Jordão, Sabrina Boaventura de Almeida e Murilo Henrique Goes Santos, que se juntaram ao grupo presencialmente no segundo dia do evento.

Segundo Vivian Ui, durante os dois dias, foram feitas as leituras, votadas e selecionadas quatro propostas por eixo, totalizando 24 estaduais e encaminhadas quatro propostas para a Conferência Federal.

Os delegados tiveram a oportunidade de defender as propostas nos subgrupos de todos os eixos.

“Agradecemos o apoio da administração pública, do prefeito Fabio Santos e do vice-prefeito Wagner Bragalda pelo transporte e da parceira com a assessoria, que conquistou permutas para hospedagem”, reconhece Vivian.
Durante os dias 22 a 24 de janeiro, a assessora de Cultura de Rafard e delegados continuaram participando de forma online da Conferência Temática dos Trabalhadores da Cultura, para fortalecimento dos saberes dos direitos dos trabalhadores do setor.

Vivan explica que está marcado para os dias de 4 a 8 de março, a fase federal da 4ª CNC, em Brasília, onde serão reunidas as delegações de todos Estados da Federação para juntar as propostas e unificá-las.

“Vale citar que nossos delegados e assessora puderam dialogar com os representantes do Ministério da Cultura, como o coordenador do escritório do Min’C, em São Paulo, Alessandro Azevedo, que visitou Rafard a meu convite, junto com Fábio Perinoto, que como representante do Min’C em Brasília teve participação online na Conferência Municipal de Rafard”, relata Vivian Ui.

Para o prefeito Fabinho Santos e o vice, Wagner, Rafard entra em um outro patamar dentro de sua Cultura, compreendendo a importância das políticas públicas culturais e dos direitos dos trabalhadores da classe.