Rafard intensifica ações no combate à dengue

Você está visualizando atualmente Rafard intensifica ações no combate à dengue

Prefeito Fabinho divulga nebulização em toda a cidade e zona rural e intensificará visitas casa a casa nos próximos dias

Rafard – A Prefeitura Municipal de Rafard tem trabalhado incansavelmente no combate à dengue, adotando medidas preventivas e de conscientização em toda a comunidade. Através das redes sociais oficiais, têm sido divulgadas informações sobre os sintomas da doença, dicas para eliminar possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti e orientações sobre como agir em caso de suspeita.

Nesta semana, a prefeitura realizou uma ampla nebulização em toda a cidade, abrangendo todos os bairros e também a zona rural, contemplando as fazendas Itapeva, São Bernardo e Sete Fogões. Essa ação visa reduzir a proliferação do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya, contribuindo para a saúde e segurança da população.

Nos próximos dias, a equipe de saúde intensificará as visitas casa a casa, com o objetivo de orientar os moradores sobre medidas preventivas e identificar possíveis focos de reprodução do mosquito. O prefeito Fabinho destacou a importância da colaboração de todos: “Contamos com a população para que faça a sua parte, seguindo as orientações e colaborando na eliminação de criadouros. A prefeitura está fazendo a sua parte, mas é fundamental o engajamento de cada cidadão nessa luta contra a dengue.”

É importante ressaltar que os sintomas da dengue incluem febre alta, dor de cabeça intensa, dor atrás dos olhos, dores musculares e nas articulações, náuseas, vômitos, cansaço e manchas vermelhas pelo corpo. Em caso de suspeita, é fundamental procurar imediatamente uma unidade de saúde para receber o diagnóstico e o tratamento adequados.

A prefeitura reforça que a prevenção é a melhor forma de combater a dengue, e cada cidadão pode contribuir mantendo caixas d’água bem fechadas, eliminando água parada em recipientes como pneus, garrafas e vasos de plantas, e realizando a limpeza regular de calhas e ralos. Juntos, podemos vencer essa batalha contra a dengue e garantir a saúde de nossa comunidade.