Você está visualizando atualmente Prefeitura de Rafard realiza exame para identificar casos de Tracoma nas escolas municipais.

A Prefeitura de Rafard, através da Diretoria de Saúde, realizou nesta quinta(01) e sexta-feira(02), exames para identificar casos de tracoma nas escolas municipais Profº Luis Grellet, Profº Aurélio Sotto e Profª Josefina Chiarini Borghesi.

O exame é realizado para identificar e prevenir casos de Tracoma, uma doença ocular que atinge principalmente crianças e, que se não for tratada adequadamente, pode levar a cegueira. O Tracoma é uma doença inflamatória dos olhos causada por uma bactéria chamada Chlamydia Trachomatis.

A transmissão se dá por meio do contato com pessoas que tenham a doença ou pelo contato indireto, por meio do uso de objetos e itens que foram utilizados por uma pessoa afetada pelo tracoma. O tratamento é feito por meio de uso de antibióticos tópicos e orais, que devem ser seguidos à risca para evitar o fortalecimento da bactéria que causa a doença.

As crianças que não apresentaram nenhum sintoma foram liberadas e as demais receberão o tratamento adequado com a autorização dos pais ou responsáveis.

O Enfermeiro especializado no tratamento do Tracoma, Alfredo Maurício Ribeiro foi o responsável pela avaliação.

O Prefeito Fabio Santos e o Vice Prefeito Wagner Bragalda acompanharam os atendimentos nas escolas e destacaram a importância da prevenção. “ O objetivo é fazer o diagnóstico precoce, e providenciar o tratamento oportuno para a diminuição da cadeia de transmissão. A saúde no nosso governo é prioridade”. Afirmou Fabio Santos.