Governo municipal implementa ferramentas de acessibilidade no site

Você está visualizando atualmente Governo municipal implementa ferramentas de acessibilidade no site

O site institucional da Prefeitura de Rafard, https://rafard.sp.gov.br, passa a oferecer ferramentas de acessibilidade, que permite o acesso de qualquer cidadão, garantindo o direito à informação e inclusão digital, independentemente de suas limitações.

Além das ferramentas de acessibilidade, o novo serviço do site também disponibiliza links para baixar leitores de telas e dá dicas sobre como utilizar os dispositivos que facilitam a leitura e compreensão do conteúdo.

Dois ícones foram instalados para garantir a acessibilidade. Um deles oferece opções como aumentar ou diminuir o texto, alto contraste, tons de cinza, entre outros recursos, que ajudam na hora de navegar e compreender o conteúdo.

A tradução automática de conteúdos em Língua Portuguesa para Libras (Língua Brasileira de Sinais) é outro serviço disponível. Para utilizar o recurso, basta acionar um botão azul do VLibras na lateral direita do site, e depois clicar no texto a ser traduzido. O link para a página do VLibras também está disponível para baixar gratuitamente pelo usuário.

Além dos leitores de tela, que são os softwares que interagem com o sistema operacional, capturando as informações apresentadas na forma de texto e transformando-as em resposta falada através de um sintetizador de voz, há ainda opções como o NVDA (NonVisual Desktop Access), um programa de leitura de tela gratuito e de código aberto, que não precisa ser instalado no sistema, podendo ser levado em um pendrive, CD ou qualquer outro dispositivo removível.

Outro recurso disponível é o DOSVOX, que não é apenas um leitor de telas, e sim um sistema operacional completo rodando em ambiente Windows. Grande parte das mensagens sonoras emitidas pelo DOSVOX é feita em voz humana gravada. Isso significa que ele é um sistema com baixo índice de estresse para o usuário, mesmo com uso prolongado.

Todas estas ferramentas já estão implementadas no site.

“Ao tornar o site mais acessível, eliminamos barreiras e possibilitamos uma experiência completa de navegação para todas as pessoas. Nesse sentido, quanto mais pessoas puderem acessar o site da Prefeitura de Rafard, estaremos ainda mais perto da sociedade em geral, dando transparência aos atos do Executivo”, explica o prefeito Fábio Santos.

Para o chefe do Executivo, além de um site acessado por todos, amplia-se o público, inova-se no conteúdo e na comunicação, gerando melhora no desempenho, na fluidez da navegação e favorece, também, pessoas com dislexia, daltonismo e idosos, que constituem o segmento que mais cresce no Brasil.

“Ter um site acessível é bom para todos, mostrando o compromisso do governo municipal com a responsabilidade social, a inclusão e o comprometimento com toda a sociedade”, complementa o vice-prefeito, Wagner Antonio Bragalda.