Gestão da Saúde derruba casos de dengue pela metade em Rafard

Você está visualizando atualmente Gestão da Saúde derruba casos de dengue pela metade em Rafard

Cidade não registra nenhuma morte pela doença; prefeito destaca ação técnica e afirma que não quer perder nenhum morador para a dengue

Relatório da Secretaria de Saúde aponta uma queda de 48,4% nos casos de dengue em Rafard.
Sob a gestão do secretário de Saúde Vanderlei Cocato, a cidade teve queda das contaminações pelo Aedes aegypti pela metade e não registrou nenhuma morte provocada pela doença.
De acordo com dados fornecidos pela Secretaria Municipal de Saúde, em 2021, Rafard totalizou 157 ocorrências de dengue. Isso significa que somente 0,9% da população de Rafard chegou a contrair dengue em 2023.
A situação exigiu ações imediatas e eficazes, explicou Cocato, e a pasta se dedicou a combater a proliferação do mosquito, vetor da doença.

Com uma abordagem proativa, Cocato lançou um plano estratégico de combate à dengue na pasta, envolvendo diversas frentes de atuação.

Entre as ações implementadas ao longo de dois anos estão a realização de campanhas de conscientização a fim de alertar a população sobre os riscos da dengue e a importância de eliminar possíveis criadouros do mosquito transmissor.

A Prefeitura promoveu mutirões de limpeza em diferentes bairros da cidade, mobilizando equipes de servidores para eliminar recipientes e locais propícios à proliferação do Aedes aegypti.

A gestão municipal direcionou recursos para a área de saúde, possibilitando a contratação de profissionais especializados no controle de vetores, a aquisição de equipamentos e insumos necessários, bem como a realização de capacitações para os servidores da área.

Além disso, foram intensificados os trabalhos de nebulização, realizados por duas vezes este ano em toda a cidade, tanto na área urbana, quanto na rural. Pontos estratégicos do município também foram considerados para a aplicação de larvicidas.

Cocato também enfatizou a importância da participação ativa da comunidade no combate à dengue.

“O resultado dessas ações foi notável. Em 2023, os casos de dengue caíram para 81, representando uma redução de quase metade em comparação com 2021. Temos orgulho em dizer que menos de 1% da nossa população teve dengue este ano. Essa significativa diminuição demonstra a efetividade das medidas adotadas pela administração municipal e o compromisso com a saúde e bem-estar da população”, afirmou Cocato.

“Parabenizo toda equipe da Saúde e demais secretarias envolvidas nas ações de combate à dengue. Com esse resultado, a cidade passa a ser exemplo para outras localidades, reforçando a importância do trabalho conjunto entre poder público e comunidade na prevenção e controle de doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. A persistência e determinação em adotar medidas de prevenção fazem a diferença na proteção da saúde pública e na qualidade de vida dos cidadãos”, completou Cocato.

O prefeito Fabinho dos Santos (Republicanos) afirmou não ter medido esforços para garantir o enfrentamento da dengue no município. “Saúde é prioridade em meu governo e o combate à dengue também. Como prefeito não quero perder nenhum cidadão de Rafard para a dengue. Por isso levamos muito a sério esse assunto e realizamos um combate técnico contra a doença”, afirmou.