Diretoria de Cultura anuncia curso de escrita para projetos e lançamento dos editais da Lei Paulo Gustavo

Você está visualizando atualmente Diretoria de Cultura anuncia curso de escrita para projetos e lançamento dos editais da Lei Paulo Gustavo

Os munícipes rafardenses que quiserem pleitear verba para projetos culturais poderão iniciar seu processo de escrita em oficina fornecida pela Prefeitura de Rafard. Um material exclusivo será fornecido na oficina de preparação de escrita de projetos culturais, para que as pessoas, possam se preparar, para quando os editais forem abertos.

É o segundo ciclo de cursos com este propósito fornecido pela prefeitura. “Encontramos algumas dificuldades para agilidade da publicação dos editais, mas com a ajuda da pressão e comprometimento do Conselho Municipal de Cultura e da sociedade civil, conseguiremos lançar os editais no prazo. É a primeira vez que captamos uma lei federal para este fim, é um processo de aprendizagem, mas vamos caminhando e trabalhando muito pra atender a população”, enfatiza o diretor de Cultura, Luís Henrique Garcia.

Vivian Ui, Artista e especialista em Gestão de Projetos Culturais, e colabora com o processo, afirma que é natural que os pequenos municípios tenham certa relutância perante novas leis, mas que a organização da sociedade civil junto ao poder público, faz com que os processos caminhem. “Rafard tem avançado consideravelmente nas questões culturais. Temos o conselho formado, fizemos uma conferência de cultura impecável, e o trabalho em equipe tem sido feito. É essencial que a sociedade civil acompanhe esse momento”.

As oficinas de escrita de projeto acontecerão nos dias nos dias 7 e 9 de novembro, das 10h às 12h, e das 13h às 16h, no Centro Cultural Júlio Henrique Raffard.

Os editais contarão com chamamento público para projetos de audiovisual e outro com chamamento para demais linguagens artísticas e premiações. Pessoas físicas, jurídicas e coletivos sem CNPJ, representados por pessoas jurídicas, poderão participar.

Os editais serão realizados com recursos do Governo Federal repassados por meio da Lei Complementar nº 195/2022 – Lei Paulo Gustavo. A Lei Paulo Gustavo viabiliza o maior investimento direto no setor cultural da história do Brasil e simboliza o processo de resistência da classe artística durante a pandemia de Covid-19, que limitou severamente as atividades do setor cultural. É, ainda, uma homenagem a Paulo Gustavo, artista símbolo da categoria, vitimado pela doença.

As condições para a execução da Lei Paulo Gustavo foram criadas por meio do engajamento da sociedade e o presente edital destina-se a apoiar projetos apresentados pelos agentes culturais de Rafard.

Calendário de execução da Lei Paulo Gustavo no município:

  • Prazo de abertura de chamamento para editais e premiações/inscrições: 10 novembro a 27 novembro.
  • Prazo de análise: 27 de novembro a 07 de dezembro.
  • Divulgação dos resultados: 08 de dezembro.