Você está visualizando atualmente Conferência de Cultura de Rafard recebe apresentações de artistas, convidados e representante do MinC

A cidade de Rafard se prepara para um marco em sua história cultural. No dia 26 de outubro de 2023, das 19h às 22h, acontecerá a I Conferência Municipal de Cultura de Rafard. O evento, que será realizado na Câmara Municipal, contará com debates sobre os Eixos temáticos da cultura e elegerá os delegados que representarão a cidade na 1ª Conferência Nacional de Cultura do Estado de São Paulo, em dezembro.

Esta conferência vem na sequência da I Conferência Livre de Rafard, realizada no dia 21 de setembro, organizada pela sociedade civil, fazedores e Gestores Culturais. Durante o período de julho a outubro, Rafard foi palco de diversos encontros, oitivas, fóruns e uma conferência livre, todos empenhados na valorização e discussão da cultura local. “O trabalho é lento e árduo, temos muitas coisas para melhorar, corrigir e organizar, as pessoas ainda não valorizam como se deve, à política Cultural, mas, faremos nossa parte!”, enfatizou o diretor de Cultura Esporte e Turismo, Luís Henrique.

Ilustres presenças estão confirmadas para a conferência, entre elas: professor Rogério Alves, ex-Secretário de Cultura e Turismo de Capivari e atualmente professor da FATEC em Indaiatuba. Iracy Coutinho, ativista cultural e membro da Academia Hispano Brasileña de Ciências Letras y Artes. Toninho Macedo, gestor cultural, diretor da Abaçaí Cultura e Arte e da Fazenda São Bernardo. Malu, estilista, ativista cultural, líder do MOVCASP; e Anselmo Figueiredo, ativista e produtor Cultural, ator, jornalista, fundador do Festival Nacional de Teatro de Piracicaba- Fentepira e membro do Fórum Paulista LGBT.

Uma presença de destaque no evento é Alessandro Azevedo, coordenador do Escritório Estadual do Ministério da Cultura (MinC) no Estado de São Paulo, é ator, iluminador, diretor teatral. É um ativista e militante da cultura. Há mais de duas décadas realiza o Sarau do Charles, sarau mais antigo da cidade de São Paulo. Nos últimos anos, Alessandro tem sido uma voz ativa em importantes movimentos culturais, defendendo a cultura no cenário político nacional.

Organizado em torno de seis eixos temáticos, o evento também contará com palestras, grupos de trabalho e uma Plenária Final. O credenciamento será das 18h às 19h, com participação aberta a cidadãos maiores de 16 anos.

O evento contará ainda com apresentações artísticas de grupos de artistas Rafardenses.

Rafard, com esta iniciativa, busca fortalecer sua identidade cultural, debatendo e propondo novas diretrizes para o Plano Nacional de Cultura, e solidificando sua presença no cenário cultural nacional.