Caminhada do “Outubro Rosa” acontece dia 22 de outubro em Rafard

Você está visualizando atualmente Caminhada do “Outubro Rosa” acontece dia 22 de outubro em Rafard

A Diretoria de Saúde de Rafard preparou uma programação especial neste mês de outubro que é celebrado mundialmente a campanha “Outubro Rosa”, com o objetivo de conscientizar a população quanto a prevenção e diagnóstico do Câncer de Mama e Colo de Útero.

No dia 22 de outubro será realizada a tradicional “Caminhada Rosa”, que saíra da UBS Maria Tereza Aprilante Gimenes as 09h e irá até o Centro Cultural, onde uma série de atividades de saúde e lazer serão oferecidas para todo o público presente; dentre elas aferição de pressão arterial e glicemia, aula de zumba, palestra sobre o autoexame, além de um delicioso café da manhã aos participantes e sorteio de brindes.

Além da caminhada, foi planejado outras ações para fortalecer o atendimento das mulheres neste mês de outubro. Profissionais da Saúde estarão no dia 14 de outubro no bairro Sete Fogões realizando um mutirão de atendimento para as mulheres do bairro, com atendimento médico e de enfermagem, além da coleta de CO e orientações sobre o autoexame da mama e um bate papo sobre a saúde da mulher. No dia 21 de outubro, as mesmas atividades serão desenvolvidas no bairro Fazenda Itapeva, ambos no período da manhã das 09h as 11h. Estas atividades contarão também com recreação para as crianças, com cama elástica, algodão-doce e pipoca, enquanto as mães participam dos atendimentos.

A Diretoria de Saúde realizou a compra de 65 exames de mamografia para atender as pacientes que aguardam neste mês a realização do exame. Durante todo o mês de outubro também será intensificado a coleta de CO por livre demanda no PSF, com atendimentos de orientações sobre o autoexame das mamas nos dias 14, 21 e 27 das 13h ás 15h.

Mais uma vez haverá a troca de alimentos não perecíveis pela camiseta alusiva ao “Outubro Rosa Rafard 2022”. A troca iniciará no dia 20 de outubro, a partir das 7:30h na sala 09 da UBS Maria Tereza Aprilante Gimenes. Os alimentos aceitos para a troca serão: arroz, feijão, macarrão, óleo, açúcar e leite, que serão destinados ao Fundo Social de Solidariedade do município.

Outubro é o mês de reforçar a luta contra o câncer de mama, com o movimento conhecido como Outubro Rosa. É um movimento que estimula a luta contra o câncer de mama, e foi ganhando o mundo como uma forma de conscientização sobre a importância de um diagnóstico precoce e de alerta para a grande quantidade de mortes relacionadas a doença. O câncer de mama é o tipo mais comum de câncer entre as mulheres no Brasil e no mundo. Para prevenir a doença, é importante fazer o autoexame mensal das mamas, ter uma alimentação saudável e praticar atividades físicas. Mulheres entre 50 e 69 anos devem fazer mamografia.