1ª Conferência Municipal de Cultura reúne fazedores culturais em Rafard

Você está visualizando atualmente 1ª Conferência Municipal de Cultura reúne fazedores culturais em Rafard

Na quinta-feira, 26 de outubro, Rafard realizou a 1ª Conferência Municipal de Cultura. O evento foi realizado no plenário da Câmara Municipal e contou com debates sobre os eixos temáticos da cultura, além de eleger os delegados que representarão a cidade na 1ª Conferência Nacional de Cultura do Estado de São Paulo, que acontece em dezembro.

A noite contou com a presença do professor Rogério Alves, ex-secretário de Cultura e Turismo de Capivari e, atualmente, professor da FATEC em Indaiatuba; Iracy Coutinho, ativista cultural e membro da Academia Hispano Brasileña de Ciências Letras y Artes; Toninho Macedo, gestor cultural, diretor da Abaçaí Cultura e Arte e da Fazenda São Bernardo; Malu, estilista, ativista cultural, líder do MOVCASP; e Anselmo Figueiredo, ativista e produtor Cultural, ator, jornalista, fundador do Festival Nacional de Teatro de Piracicaba (Fentepira), além de membro do Fórum Paulista LGBT.

Uma presença de destaque no evento foi a de Alessandro Azevedo, coordenador do Escritório Estadual do Ministério da Cultura (MinC) no Estado de São Paulo. Ele elogiou o evento e parabenizou o número de pessoas participantes na conferência.

Organizado em torno de seis eixos temáticos, o evento também contou com palestras, grupos de trabalho e uma plenária final. O credenciamento foi realizado das 18h às 19h, com participação aberta a cidadãos maiores de 16 anos.

Apresentações de grupos de Rafard mostraram a força cultural da cidade. A Bateria Bom Princípio, formada pela família do Mestre Celso, que tem relevante papel na cultura da cidade marcou presença. Apresentações de coral, afoxé e dança dos artistas Marcelo e Douglas, do projeto Origem – Hip Hop Inclusivo, emocionaram.

“Com esta iniciativa, Rafard busca fortalecer sua identidade cultural, debatendo e propondo novas diretrizes para o Plano Nacional de Cultura, e solidificando sua presença no cenário cultural nacional”, destaca o diretor de Cultura, Esporte e Turismo, Luis Henrique Garcia.

O vice-prefeito, Wagner Bragalda, reforçou o compromisso do governo municipal com a população em relação à Cultura. “É um processo novo, mas não mediremos esforços para avançar. Estamos ao lado dos fazedores de cultura”, disse.

A comissão organizadora da conferência ficou a cargo de Vivian Ui e dos conselheiros eleitos, Francisco Manuel de Oliveira Filho, Regina Reis, Pasqualina Boaventura, Letícia Boaventura e Rafael.

Agora, Rafard se prepara para o lançamento dos editais da Lei Paulo Gustavo. Para obter o material de apoio, os interessados podem solicitar pelo WhatsApp de plantão 24 horas do Centro Cultural Júlio Henrique Rafard (19) 3496-1438.

“Sabemos que os prazos estão apertados, mas pedimos para os cidadãos interessados nos procurar, pois temos material e assessoria em tempo integral. Para ajudar a todos a colocarem os projetos nas plataformas assim que for feito o chamamento”, alertou Luis Henrique.