Rafard lança campanha para conscientização no consumo de água

Você está visualizando atualmente Rafard lança campanha para conscientização no consumo de água

Diante da crise hídrica prevista para todo o país em 2020, a Prefeitura de Rafard se antecipa e busca soluções para minimizar os danos, lançando a campanha de conscientização para o consumo de água. A princípio, o trabalho preventivo será de divulgação nas redes sociais, imprensa e serão feitas diversas atividades com os alunos da rede municipal de ensino.

O objetivo principal da ação é dar informações sobre o uso correto da água para que a população economize e possa atravessar o período de estiagem sem maiores traumas e sem necessidade de fazer racionamento.

“Como sabemos, a água é um bem natural precioso. Embora encontrada em grande quantidade no planeta Terra, seu tratamento é caro e trabalhoso. Quando alguém desperdiça, todos perdem, inclusive a natureza”, explicou o Chefe de Meio Ambiente, Guilherme Pagotto.

Deste modo, a Prefeitura dá dicas para o consumo consciente, que além de beneficiar a população de modo geral, pode ainda resultar na economia da conta de água.
• Antes de lavar pratos e panelas, limpe os restos de comida e deixe-os de molho;
• Feche a torneira quando estiver escovando os dentes ou fazendo a barba;
• Na hora do banho, procurar se ensaboar com o chuveiro desligado e procurar tomar banhos rápidos (até 5 minutos);
• Captar a água da chuva com baldes para regar as plantas lavar carros e calçadas;
• Em vez da mangueira, use vassoura e balde para lavar pátios e quintais, ou então reaproveite a água da sua máquina de lavar para limpar a calçada;
• Não jogar óleo de fritura pelo ralo da pia. Além de correr o risco de entupir o encanamento da residência, esta prática polui os rios e dificulta o tratamento da água;
• Usar a descarga no vaso sanitário apenas o necessário. Manter a válvula sempre regulada;
• Saber ler o hidrômetro é muito simples e pode ajudar a detectar problemas como vazamento, percebidos pelo consumo fora do normal.

Você sabia?
• Lavar a calçada com o uso de mangueira por 15 minutos pode resultar num desperdício de até 250 litros de água.
• Uma torneira que fica gotejando pode gerar um desperdício de até 1.300 litros de água por mês.
• Um banho de chuveiro de 15 minutos gasta mais ou menos 135 litros de água. Esse desperdício pode ser diminuído para 45 litros se você fechar a torneira enquanto se ensaboa.
• Lembre-se de que, apesar dos dias secos e da falta de chuva você também exerce influência na disponibilidade de água. Atitudes conscientes são fundamentais para garantirem que a água de qualidade continue disponível.

“Ao observar uma atitude de desperdício, o melhor a fazer é conscientizar a pessoa e explicar que se cada um fizer a sua parte, todos serão beneficiados”, ressaltou Guilherme Pagotto.