Prefeitura de Rafard promoveu curso de processamento artesanal de pães

Você está visualizando atualmente Prefeitura de Rafard promoveu curso de processamento artesanal de pães

A Prefeitura Municipal de Rafard, através dos Departamentos da Agricultura, em parceria com a Casa da Agricultura de Rafard, o Departamento de Assistência Social e o Sindicato Rural de Capivari, na data de 19 a 20 de setembro, promoveu um curso de processamento artesanal de pães contando com a presença de 23 participantes no prédio do Departamento de Assistência Social .

A professora Alessandra Prado (Araçatuba/SP) instrutora do SENAR-SP (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), apresentou informações sobre a higiene do local e das instalações, preparo da solução sanitizante, higiene dos utensílios e dos equipamentos, higiene pessoal, materiais utilizados, ingredientes essenciais, embalagem dos produtos e processamentos dos diversos pães como: pão de cenoura, pão de mandioca, pão de ervas frescas, pão de forma, pão integral, pão de fubá, pão salgado recheado conhecido como “sandália franciscana” e o pão doce,

No meio rural, o processamento artesanal de alimentos para uso doméstico, faz parte do cotidiano das pessoas, valorizando a cultura e hábitos alimentares, possibilitando melhoria da saúde e qualidade de vida, além do aproveitamento do excedente da produção rural.

O processamento artesanal de pães permite maior consumo do produto de forma diferenciada, pois possibilita a confecção de seus derivados, permitindo que seja consumido não apenas “in natura”, mas nas formas de pão enriquecido, de forma, doces, salgados, recheados e outras. Contribui ainda para agregar valores nutricionais ao produto, sendo que podem ser enriquecidos com legumes, frutas, sucos, sementes entre outras, evitando-se o desperdício.

O Vice Prefeito Wagner Bragalda acompanhou o curso e comentou sobre a capacitação. “Nosso objetivo é capacitar pessoas que estão fora do mercado de trabalho para ter uma fonte de renda, ou aprimorar sua prática, ou ainda aprender a fazer produtos diferentes para a família ou para comercializar.” Comentou Wagner