Você está visualizando atualmente Palestras e apresentações musicais dão início a Semana da Consciência Negra em Rafard

Na busca por levar conhecimento e reforçar a luta diária dos negros por igualdade de direitos, a família Bom Princípio, com apoio da Prefeitura e Câmara Municipal de Rafard, e Abaçaí Cultura e Arte, deu início na última terça-feira, 19, a mais uma comemoração da Semana da Consciência Negra, a 20ª edição do evento. Na Câmara Municipal, o público acompanhou palestras e apresentações musicais que envolveram desde crianças até adultos.

Lia Teodoro Martins, Mayra Kristina Camargo e Acácio Godoy trouxeram um pouco que é a vida dos negros, falando de história, política, sistema, humanidade e conscientização, citando diversos exemplos e relatos pessoais.

Além das palestras, também houve música afro, com uma apresentação dos alunos da escola Benedita Vendramin, ensaiados pelo professor Rogério, e o Coral Afro Laranjalense, que trouxe a luta pela igualdade racial nas letras com raízes africanas.

Presente em mais uma edição do evento, o prefeito de Rafard, Carlos Roberto Bueno, parabenizou a iniciativa, reforçando que o Governo de Rafard se compromete a ser extremamente atuante nessa luta diária dos negros.

“A cor não traduz caráter, tão pouco capacidade, por isso não só no dia 20 de novembro, mas sim todos os dias devemos levantar esse debate, buscando que o mundo seja melhor, e para isso qualquer tipo de racismo deve ser abolido. Parabéns a Pascoalina e toda família Bom Princípio por se dedicarem a esta questão tão relevante!”, discursou.

Na sequência das comemorações, no domingo, dia 24, a partir das 9h, a Fazenda São Bernardo recebe diversas atrações. Confira a programação completa:
Projeto Bate Late Quintal da Dona Marta;
Projeto Mãos Que Batucam (Turma da Barca);
Peça teatral “O Grito da Liberdade”;
Roda de capoeira;
Apresentações de samba rock, batuque de umbigada e Bateria Bom Princípio;
Roda de conversa com o tema “Todos Juntos Pela Igualdade Racial”.

A Semana da Consciência Negra é gratuita para a população, organizada pela Família Bom Princípio e tem apoio do Governo de Rafard, por meio dos departamentos de Cultura, Educação e Fundo Social.

Consciência Negra nas escolas
O trabalho de conscientização nas escolas e creches vem sendo realizado durante todo o ano, com destaque para o mês de novembro, que teve na última quarta-feira, dia 20, o feriado municipal da Consciência Negra (Lei 1661/2013 – vereador Alexandre Fontolan).

Durante esta semana, os alunos aprenderam e se divertiram muito com as contadoras de história, Cinthia Soares e Giovana Furlan, que levaram a história da “Menina Bonita do Laço de Fita”.