Assessora de Cultura representa Rafard na 4ª Conferência Nacional

Você está visualizando atualmente Assessora de Cultura representa Rafard na 4ª Conferência Nacional

A Prefeitura Municipal de Rafard tem mostrado seu apoio e interesse pela estruturação da Cultura na cidade, participando de redes culturais para trazer melhorias ao município.

Com a formação do novo Conselho de Políticas Culturais de Rafard, a cidade mostrou forte movimentação e participação dentro das Conferências de Cultura Municipais, podendo eleger 6 delegados para as etapas Estaduais, e pela primeira vez leva representação para 4ª etapa Nacional que aconteceu entre os dias 04 a 08 de março, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília.

A assessora do departamento da Diretoria de Cultura, Vivian Ui, foi uma das 300 selecionadas, dentre 1500 inscritos, para participar como observadora na 4ª Conferência Nacional de Cultura.

“Estou há pouco tempo ocupando o cargo em Rafard e me sinto honrada em poder levar o nome da cidade, para Brasília. Agradeço toda autonomia e confiança depositada em mim pelo prefeito Fabio Santos, pelo vice Wagner Bragalda, e pelo Diretor de Cultura Esporte e Turismo, Hélio Rodrigues. Confiamos que o trabalho em equipe pode alavancar a cultura rafardense”, declarou Vivian Ui.

Ela conta que teve trocas valiosas dentro da conferência e pôde entregar o livro da cidade de Rafard, para Sebastião José Soares, Diretor de Promoção das Culturas Populares do Ministério da Cultura, que chegou a mencionar a Fazenda São Bernardo e elogiar o trabalho de seu mentor, Toninho Macedo.

“Também me apresentei para a ex-primeira-dama do Distrito Federal, Márcia Rollemberg, Secretária de Cidadania e Diversidade Cultural do Ministério da Cultura. Também, reencontrei parceiros da luta pela Cultura, como Anselmo Figueiredo, Ativista Cultural, ator e Presidente da ONG CASVI de Piracicaba e Alessandro Azevedo, Coordenador do Escritório do MinC, que esteve presente na Conferência Municipal de Rafard”, conta a assessora.

Segundo Vivian, dentro do processo de reestruturação da pasta do município, Rafard se destacou dentre diversas cidades, pois, conseguiu formar um conselho atuante, e eleger Delegados Estaduais e enviar uma representante para Brasília.

“Com a chegada da Vivian, trataremos da parte de projetos voltados as Leis de Incentivos aos Artistas e valorização do patrimônio, com sua ida à Brasília, nos conectamos com agentes que abrem caminhos para o melhor entendimento de restauros, onde temos o foco na Fazenda São Bernardo e nosso Museu, é um outro olhar, mais amplo e elevado de se fazer Cultura”, ressalta o vice-prefeito Wagner Bragalda.

O Diretor de Cultura Esporte e Turismo de Rafard, Hélio Rodrigues, apoiou a ida da assessora ao evento.
“Sabemos que cada um aqui tem um papel primordial para melhorias na parte Esportiva e Cultural, e nossa assessora se empenha dentro da sistematização da Cultura e precisa estar perto dessas movimentações. Aqui o trabalho é em equipe”, disse.
Está previsto para esta semana, a chegada da verba da LAB (Lei Aldir Blanc), aprovada pelo MinC, após o envio do plano de ação pela diretoria de Cultura.

“Agradeço ao ex-diretor de Cultura, Luís Henrique, que me deu a oportunidade, através de nossa parceria, de executar a Lei Paulo Gustavo junto ao município. Em breve os proponentes serão pagos e fecharemos um ciclo de sucesso junto ao fomento. E agora eu e Hélio continuaremos os trabalhos, de forma séria e democrática. Com uma gestão atenta, muitos benefícios chegarão em nossa cidade”, concluiu Vivian.