Carreta de Barretos estará em Rafard; inscrições estão abertas para a realização de exames gratuitos

Você está visualizando atualmente Carreta de Barretos estará em Rafard; inscrições estão abertas para a realização de exames gratuitos

Dia 26 de novembro, Rafard recebe a Carreta de Barretos, que irá realizar exames preventivos contra o câncer. Ao todos, são 90 vagas, sendo 50 para coletas de Papanicolau e outras 40 para coletas de PSA.

Para garantir a realização do exame gratuito, é necessário preencher a ficha de cadastro, na Unidade Básica de Saúde, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, com a enfermeira Fátima. Os documentos necessários são: cópia do RG, CPF, Cartão SUS e comprovante de residência. As inscrições vão até o próximo dia 25.

O Papanicolau será para mulheres de 25 a 64 anos, já o PSA (apenas coleta de sangue) para homens de 50 até 69 anos.

Importância da prevenção
O Papanicolau tem o objetivo de fazer o diagnóstico precoce das lesões precursoras do câncer do colo do útero. Também chamado de preventivo, ele deve ser realizado por todas as mulheres, sexualmente ativas ou não, uma vez ao ano.

Já o PSA é o marcador mais utilizado no auxílio ao diagnóstico de câncer de próstata. Importante destacar que o câncer de próstata é o mais comum entre os homens, e que pode levar à morte, por isso deixar o preconceito de lado e se prevenir, é a melhor forma de evitar complicações futuras.