Você está visualizando atualmente Rafard se mobiliza contra o Abuso Infantil e de Adolescentes com semana de atividades culturais

Na última semana, Rafard foi palco de uma série de atividades artísticas e culturais como parte do projeto Faça Bonito – 18 de maio, voltado para a conscientização e combate ao abuso sexual infantil e de adolescentes. A programação, que contou com a participação ativa da comunidade, teve como objetivo sensibilizar a população sobre a importância de proteger nossas crianças e jovens.

Na terça-feira, 14 de maio, o Centro Cultural Júlio Henrique Rafard foi o cenário para uma inspiradora sessão de contação de histórias. O evento foi destinado aos alunos do ballet e do Projeto Dançarte, onde foram transportados para mundos imaginários através das narrativas encantadoras apresentadas. A atividade destacou a importância de utilizar a arte como ferramenta de educação e conscientização.

No dia seguinte, quarta-feira, 15, foi a vez do bairro Sete Fogões receber a talentosa artista e contadora de histórias Telma Salvador, que é natural de Rafard. Com sua performance criativa e envolvente, ela conseguiu captar a atenção de todos, reforçando a mensagem de combate ao abuso através do poder da palavra e da arte.

O compromisso com a educação e conscientização continuou na quinta-feira, 16, quando os jovens do projeto CRAS, do Departamento de Desenvolvimento Social, assistiram ao documentário “Um Crime Entre Nós!”. A exibição foi seguida de um debate reflexivo, onde os participantes puderam discutir e aprofundar seu entendimento sobre a gravidade do abuso infantil e as formas de prevenção.

Para encerrar a semana de atividades, no sábado, 17, o público teve a oportunidade de assistir a peça teatral “Segredo Segredíssimo”, que abordou o tema do abuso de maneira sensível e educativa. Durante a apresentação, uma tela pintada exclusivamente sobre o tema pelo artista Sebastian Eloá foi exposta, simbolizando a união da arte visual e performática na luta contra o abuso infantil.

Além das atividades culturais, as crianças das escolas municipais de Rafard se engajaram na causa elaborando diversos trabalhos artísticos que foram exibidos em um painel no Centro Cultural. Estas obras, que refletem a percepção das crianças sobre o tema, estarão em exposição durante todo o mês de maio, oferecendo uma oportunidade contínua de reflexão para a comunidade.

diferentes setores. “A parceria entre as secretarias fortalece os eventos e a conscientização. Cultura, Social e Educação precisam caminhar de mãos dadas para efetivar mudanças significativas”, ressalta.

O vice-prefeito, Wagner Bragalda, enfatiza a seriedade do tema e a necessidade de continuidade nas ações de mobilização. “O tema é delicado, mas é necessário que a gente continue a mobilização. É algo muito sério e não podemos parar de lutar contra isso”, completa.

A semana de atividades do projeto Faça Bonito em Rafard mostrou que a união da comunidade, através da arte e da cultura, pode ser uma poderosa ferramenta de conscientização. As diversas ações realizadas reafirmam o compromisso de Rafard na luta contra o abuso sexual infantil e de adolescentes, demonstrando que, juntos, podemos construir um futuro mais seguro e justo para nossas crianças e jovens.

Para finalizar, o diretor de Cultura, Esporte e Turismo de Rafard, Hélio Rodrigues, ressaltou o compromisso com a inclusão e a expansão das atividades. “Nossos espaços sempre estarão abertos para este tipo de ação. Foi uma semana onde atingimos novos bairros, o que é uma meta de nossa gestão.”