Você está visualizando atualmente Rafard. Parabebiza a Grande Mestra Batuqueira Anicide de Toledo. Primeira mulher a cantar o Batuque de Umbigada e Matriarca da comunidade de Capivari.

Homenagem à Mestra Anicide de Toledo: O Legado Eterno da Matriarca do Batuque de Umbigada de Capivari

Hoje, celebramos o aniversário de nascimento de Anicide de Toledo, que, embora tenha nos deixado em 6 de julho de 2023, continua presente no coração de Capivari e de todos aqueles que tiveram o privilégio de conhecer seu legado. A Grande Mestra Batuqueira, primeira mulher a cantar o Batuque de Umbigada, eternizou sua história na cultura afro-brasileira e permanece viva através da tradição que cultivou com tanto amor e dedicação.

Anicide foi uma pioneira, quebrando barreiras em uma tradição liderada por homens e se tornando a matriarca da comunidade batuqueira de Capivari. Sua trajetória foi marcada pela luta, pela preservação e pela força feminina, inspirando gerações e trazendo visibilidade a uma das mais poderosas manifestações culturais de nossas raízes africanas.

Ao longo de sua vida, Anicide não foi apenas uma guardiã da tradição, mas uma educadora cultural, transmitindo os conhecimentos do Batuque de Umbigada para jovens e adultos, assegurando que essa expressão continuasse a pulsar no coração de Capivari e além. Seu canto, seu ritmo e sua sabedoria ecoam na memória de todos que compartilharam momentos com ela, e sua contribuição é um patrimônio imaterial que transcende sua própria existência.

Hoje, enquanto celebramos seu legado, refletimos sobre a importância de manter viva a cultura que ela tanto defendeu. O Batuque de Umbigada, com seus toques, cantos e danças, continua a ser uma manifestação de resistência, identidade e pertencimento. E é através desse batuque que Anicide continua viva, em cada roda de dança, em cada batida do tambor.

Que essa data seja marcada pela gratidão a tudo que Anicide de Toledo nos deixou: sua força, sua arte e seu inabalável compromisso com a cultura afro-brasileira. Embora ela não esteja mais fisicamente entre nós, sua presença é sentida em cada som, em cada dança e em cada gesto daqueles que seguem sua tradição.

Anicide vive, e seu batuque ecoa eternamente. Parabéns à Grande Mestra Batuqueira!