Município de Rafard sofre com as fortes chuvas que atingem toda a região

Você está visualizando atualmente Município de Rafard sofre com as fortes chuvas que atingem toda a região

Com as fortes chuvas que atingem todo o estado, o município de Rafard sofreu com os alagamentos e muitas famílias desabrigadas.

O período do Verão costuma ser marcado por maior quantidade de chuvas. Nos dias de temperaturas elevadas, as precipitações refrescam a atmosfera, porém, o grande volume de água provoca alagamentos e transtornos. O Rio Capivari que corta vários municípios chegou a 4,40metros, um dos maiores volumes da história e o Bairro Bomba foi o mais atingido no município de Rafard. A cidade decretou estado de emergência em decorrência das fortes chuvas através do decreto nº 02/2022.

Atualmente, a cidade conta com 71 famílias, 207 pessoas desabrigadas que estão em casa de parentes e amigos ou no local disponibilizado pela prefeitura, a Escola Municipal Luis Grellet.

Ao todo, foram arrecadados mais de 500 kg de alimentos, 3000 peças de roupas e 100 unidades de produtos de higiene pessoal e limpeza para auxiliar essas famílias.

Qualquer problema que o munícipe tenha, poderá acionar a Defesa Civil do município, que é o órgão responsável para ajudar nos possíveis danos decorrentes de eventos climáticos extremos.

O prefeito Fábio Santos ressalta a importância da colaboração contínua da população para evitar maiores problemas com as chuvas de verão. “A contribuição da população é imprescindível. Então, vamos ajudar e contribuir para nossa cidade ficar bem mesmo diante das adversidades”, comenta Fabinho.

Em dias de chuva com um volume muito grande de água em um curto período, por mais estrutura que a cidade tenha é impossível não ter alguns pontos de alagamento. Se você está na rua, o recomendado é que procure um local seguro. Para os motoristas que estão na rua, o melhor é procurar um local mais alto, esperar que a água baixe e não tentar passar por ruas inundadas. Outro cuidado é nunca caminhar por locais alagados ou com enxurrada, evitando assim pisar em bueiros abertos ou buracos cobertos pela água. Se você estiver numa situação de perigo ou ver qualquer problema, ligue para o telefone da Defesa Civil 15 99792-3555.