Você está visualizando atualmente Prefeitura de Rafard recebe Equipe Estadual da Defesa Agropecuária de Piracicaba para realizar a Campanha de erradicação da raiva

A Prefeitura Municipal de Rafard, através dos Departamentos da Agricultura e Diretoria de Vigilância Sanitária, em parceria com a Casa da Agricultura de Rafard, na semana de 05 a 09 de dezembro de 2022, recebeu a Equipe Estadual da Defesa Agropecuária de Piracicaba para realizar a Campanha de erradicação da raiva nos herbívoros no Estado de São Paulo nos bairros na Zona rural do Município de Rafard. Os 03 profissionais da Defesa Agropecuária estiveram monitorando os abrigos já cadastrados e averiguando os possíveis abrigos de localização para realizar a captura dos morcegos hematófagos.

Esses animais abrigam-se em cavernas, poços antigos, minas, ocos de árvores e edifícios abandonados, preferencialmente próximos a corpos d’água. Apresenta hábito social, formando colônias que variam de vinte a mais de cinco mil indivíduos. A limpeza social e a autolimpeza são comportamentos comuns à espécie, sendo a primeira relacionada com a partilha de alimento e a segunda uma resposta à infestação por ectoparasitas.

São os mais populares dos morcegos devido a sua dieta: Sangue. Por serem vetores da raiva bovina tiveram muitas colônias dizimadas, o que na última década têm diminuído com a vacinação do gado contra a doença. Possuem dentes incisivos achatados e cortantes, utilizados para fazer uma pequena incisão superficial na pele do mamífero (doméstico ou silvestre), onde o Morcego-vampiro se alimentará lambendo a ferida. A coagulação do ferimento fica impedida por conta de enzimas anticoagulantes presentes na saliva do morcego. São de coloração cinza com o ventre mais claro. Possuem folha nasal, mas esta é pouco desenvolvida. Seu lábio inferior é fendido.  Indivíduos não aptos a alimentarem-se sozinhos são alimentados por outros morcegos da colônia por meio do regurgito.

A Raiva é uma doença com 100% de letalidade, por isso, em qualquer dúvida de visualização deste mamífero ou em caso de identificar animais agredidos é necessário  comunicar a Vigilância Sanitária ou a Casa da Agricultura deste município.