PEDALADA EM ALUSÃO AO NOVEMBRO AZUL ACONTECERÁ DIA 03 DE DEZEMBRO EM RAFARD

Você está visualizando atualmente PEDALADA EM ALUSÃO AO NOVEMBRO AZUL ACONTECERÁ DIA 03 DE DEZEMBRO EM RAFARD

No dia 03 de dezembro, a Diretoria de Saúde de Rafard realiza a primeira pedalada em alusão ao Novembro Azul – mês de conscientização e prevenção ao câncer de próstata e à saúde do homem. O evento, terá concentração às 8h30 na UBS Maria Tereza Aprilante Gimenez, com saída as 9h e um trajeto de 3,5 km até o encerramento no Centro Cultural.

Antes de iniciar o percurso, haverá a troca de um litro de leite por um Squeeze Personalizado aos 100 primeiros participantes. Apesar de voltado para a conscientização do público masculino, o pedal é destinado para homens, mulheres e crianças. No final da pedalada haverá um café da manhã para os participantes, aferição de pressão arterial e teste glicemia, além de uma palestra sobre os cuidados e prevenção ao câncer de próstata, que será ministrado pelo médico da Família, Dr. Lincoln Kenji Yuki. O evento contará também com o apoio da equipe de saúde da Rodovias Tietê, através do programa “Seleção na Estrada”.

Segundo o Diretor de Saúde de Rafard, Vanderlei Cocato, o pedal é mais uma forma de abordar o tema e incentivar os homens a realizarem os exames, ressaltando a importância do diagnóstico precoce para o tratamento do câncer de próstata.

Câncer de Próstata – De acordo com o Inca, a doença é silenciosa na fase inicial, mas quando avança, pode ter como sintoma a dificuldade de urinar, além de dor óssea, infecção generalizada ou insuficiência renal. Quando diagnosticada de forma precoce, aumentam as chances de um tratamento bem-sucedido.