2º Campeonato de “Pipas sem Mortes” em Rafard

REGULAMENTO DO CAMPEONATO DE PIPAS
2º CAMPEONATO DE “PIPAS SEM MORTES” NO CAMPO MUNICIPAL “JAIR FORTE DE RAFARD/SP

I – Dos objetivos:

O 2º CAMPEONATO DE PIPAS NO CAMPO MUNICIPAL “JAIR FORTE” DE RAFARD/SP. tem como objetivos:
A- Integração da família, envolvendo pais e filhos em uma atividade recreativa;
B- O esclarecimento, aos participantes, dos locais apropriados para a prática da atividade, bem como os perigos decorrentes da utilização da linha cortante (cerol);
C- Integração social reunindo diversos segmentos da sociedade numa comunidade integrada para o mesmo fim;
D- Combater o consumo de álcool e drogas levando lazer e entretenimento a comunidade

II- Do Local e Horário do Evento

A- O campeonato será realizado no DOMINGO dia 28/08/2022 de acordo com a Lei Municipal 1872/2019, da Semana educativa “Pipas sem Morte” no Campo Municipal “Jair Forti” de Rafard/SP, com início às 09hs.

III – Da inscrição:

A- A inscrição será feita de forma gratuita e em formulário próprio fornecido pela Diretoria de Cultura, Esporte e Turismo de Rafard/SP no Centro Cultural “Julio Henrique Raffard”a partir das 09h dia 15/08/2021(Segunda-Feira) até as 16h do dia 26/08/2021 (Sexta-Feira) e também no dia e no local do evento, das 7h30 as 8h30
B- Poderão se inscrever no evento, todos os populares da comunidade, com idade entre 05 (cinco) e 17 (dezessete) anos, sendo obrigatória a presença de um responsável legal;
C- As crianças com até 9 (nove) anos de idade, poderão ser auxiliadas pelo responsável em todos os momentos do campeonato;

IV – Da participação:

A- A participação será apenas na modalidade individual;
B- Os concorrentes deverão se apresentar aos jurados munidos do comprovante de inscrição, da pipa e linha.
C- As decisões da comissão Julgadora são soberanas e irrecorríveis. As pipas deverão ser avaliadas pelos jurados no chão e no ar.
D- O participante que utilizar linha cortante, gilete, papel alumínio, linhas metálicas, ou qualquer outro objeto cortante será desclassificado da competição;
E- Será desclassificado se não recolher a pipa no tempo previsto. Empinar a pipa fora do horário e local de apresentação.
F- Cada concorrente poderá participar com apenas 01 (uma) pipa por categoria. Todas as fichas de inscrição deverão ser preenchidas de maneira completa
G- Todos os participantes que cumprirem o descrito neste regulamento terão as suas pipas julgadas por uma comissão formada por 3 (três) Jurados, Em caso de falta de vento a comissão organizadora determinará um prazo para que a bateria seja realizada.

V – Tema:

A- Tema livre.

VI – Categorias: O festival ocorrerá respeitando as seguintes modalidades:

A- Maior pipa;
B- Pipa mais criativa;

VII- Quesitos a serem julgados

A- As pipas deverão apresentar a característica fundamental de voar e permanecer, pelo menos 03 minutos no ar. Serão premiados os primeiros lugares de cada categoria, levando-se em consideração critérios como originalidade, equilíbrio no ar, técnica de construção, agilidade e desenvoltura.

B- Entre todos participantes, haverá um único ganhador do prêmio por categoria, sendo considerado vencedor aquele concorrente que efetuou corretamente sua inscrição e apresentar sua pipa de acordo com os critérios estabelecidos. Na eventualidade de o ganhador ser menor de idade, o seu responsável legal, que efetuou sua inscrição, deverá acompanhá-lo durante a contemplação do seu prêmio.

C- O julgamento ocorrerá durante o evento, no dia 21/08/2022 e os ganhadores serão informados através de anúncio no palco principal onde estará sendo realizado o campeonato, através dos dados fornecidos na ficha de inscrição.

D- A equipe promotora do campeonato premiará imediatamente os ganhadores de cada categoria que estiverem presentes no momento de sua contemplação. O ganhador que não se apresentar no momento da premiação será desclassificado e será classificado aquele participante colocado logo a seguir, dentro da mesma categoria, e assim sucessivamente.

E- O prêmio só será atribuído após a verificação do cumprimento de todas as regras do regulamento deste concurso, sendo desclassificados aqueles participantes que não as cumprirem integralmente. Nestes casos, ou nos de não aceitação do prêmio, será classificado aquele participante colocado logo a seguir, dentro da mesma categoria, e assim sucessivamente;

VIII- Premiação

Os ganhadores do concurso farão jus, aos seguintes prêmios:
A- Troféu para o primeiro lugar nas categorias maior pipa e pipa mais criativa.

B- Prêmios diversos para outros participantes a serem sorteados no local.

C- O ganhador concorda tacitamente em autorizar à equipe promotora, gratuitamente e pelo prazo de um ano, seus direitos de nome, imagem e voz para efeito de divulgação deste concurso.

D- O prêmio será entregue gratuitamente ao ganhador durante o evento. A responsabilidade da promotora com o ganhador se encerra no momento da entrega do prêmio.

E- Os participantes concordam expressamente, pelos simples atos de inscrição e participação, que a promotora não será responsável por qualquer dano ou prejuízo oriundo da aceitação do prêmio, de sua participação no concurso, assim como de qualquer problema externo ou de força maior que possa impossibilitar a participação no concurso e/ou no recebimento do prêmio. A promotora se reserva o direito de, na eventualidade deste concurso não poder ocorrer por qualquer razão, adiá-lo, modificá-lo ou alterá-lo a fim de garantir a lisura e correção do concurso, fazendo a respectiva divulgação nas mídias que englobam seu Sistema de Comunicação. Suas decisões são finais e irrecorríveis.

F- Pelo simples atos de inscrição, os participantes concordam expressamente com esse regulamento.

G- Serão automaticamente excluídos os participantes que tentarem fraudar ou burlar as regras estabelecidas neste regulamento, o qual poderá ser alterado por motivo de força maior.

H- A Diretoria de Cultura, Esporte e Turismo de Rafard/SP, não será responsável pelos conteúdos expressados nas estampas das pipas e serão desclassificadas as participações de conteúdo ofensivo, calunioso, difamatório, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, com conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas, com linguagem grosseira, obscena ou pornográfica. Os casos omissos serão analisados e resolvidos pela Comissão Organizadora do Campeonato. i. As pipas deverão ser avaliadas pelos jurados no chão e no ar.

IX – Dos Critérios Eliminações

A- Os participantes que utilizarem linha cortante (cerol), linhas metálicas e papel alumínio, serão eliminados da competição e responderão por danos causados as pessoas, caso venha ocorrer.

B- Para efeito da eliminação e premiação, todas as pipas, papagaios, maranhões e demais, deverão ser empinados (subir) e permanecer no ar por no mínimo 3 (três) minuto, e máximo 5 (cinco), após o sinal do Juiz. Haverá outro sinal sonoro para o recolhimento dos mesmos após 1 (um) minuto. Em caso de falta de veto a comissão determinará um prazo para que a bateria seja realizada.

C- Não será aceito que as pipas, papagaios, maranhões e demais se embaracem ou enrosquem durante o vôo.

D- Em hipótese alguma serão permitidas brigas, discriminações por classe social, religião, etnias, entre outros.

E- Os casos omissos serão analisados e resolvidos pela Comissão Organizadora do concurso cultural.

X – É Promotora deste Concurso:

A- A Diretoria de Cultura, Esporte e Turismo de Rafard/SP, organizadora do evento, é soberana para a decisão sobre a proteção e seguridade dos concorrentes e o bom andamento do Campeonato. (Regulamento sujeito à alteração).